Estilo de Vida no Japão

Quem pensa que todos os descendentes de japoneses retornam ao país dos seus pais e avós com o único objetivo de juntar dinheiro está muito enganado. Cada vez mais os objetivos destes imigrantes se diversifica e há escolhas diferentes na hora de escolher um estilo de vida no Japão. Os brasileiros residentes no Japão já foram mais de 300 mil, mas este número caiu após a crise mundial de 2008 e o terremoto em Fukushima. Porém, este número voltou a crescer após 2015 e hoje ultrapassa os 200 mil. Em um universo tão grande de pessoas, as diferenças no estilo de vida no Japão são enormes. Aquele perfil do Dekasegui que vinha ao Japão somente para ganhar dinheiro e retornar ao Brasil já não reflete a realidade da maioria da comunidade. Muitos descendentes estão no Japão há vinte ou trinta anos e dentre eles grande parte não planeja voltar a morar no Brasil. Estão habituados aos costumes e estilo de vida do Japão e pretendem ficar. Muitos não voltam porque tem filhos e netos que cresceram no Japão e já não há o que os prenda em seu país natal. Alguns vieram nas primeiras levas do movimento Dekasegui e depois retornaram ao Brasil, mas após alguns anos acabaram fazendo o caminho de volta ao Japão. Os motivos são os mais diversos: algum investimento que não deu certo, os baixos salários no Brasil, a falta de segurança ou os desdobramentos da crise. Muitos destes, quando voltam, voltam para ficar.

Resultado financeiro de curto prazo

estilo de vida no japao - guardar Existem brasileiros que ainda venham para o Japão com o mesmo propósitos dos primeiros Dekaseguis e prefira levar uma vida de privações no Japão e alcançar um resultado financeiro rápido. Quem faz esta opção quer curtir os benefícios quando estiver de volta ao Brasil. Mas será que é possível realizar este sonho? A verdade é que os resultados financeiros hoje já não são os mesmos de trinta anos atrás, mas para quem se dedica é possível atingir resultados expressivos em períodos curtos de um ou dois anos. Porém quem busca resultados rápidos não deve se descuidar da saúde. Caso a estadia no Japão seja prolongada, com muito trabalho e pouco tempo para descanso e lazer, o desgaste físico e emocional pode ser muito grande.

Curtindo a vida no Japão

estilo de vida no japao - aeroporto Também há quem faça uma escolha oposta. Existe uma parcela de descendentes, em geral mais jovens, que embora tenha potencial para construir uma carreira profissional no Brasil, escolhe vir ao Japão para ganhar dinheiro rápido e curtir o momento, satisfazendo desejos de consumo como viagens, carros esportivos, motocicletas potentes ou roupas de marca. Há casos de brasileiros que chegam a trabalhar por um ou dois anos, para depois passar meses em longas viagens internacionais. Um sonho, certo? Mas não para qualquer pessoa. Há quem pense que gastar o resultado de anos de trabalho em viagens é uma grande loucura.

Caminho do meio

O caminho do meio entre estes dois extremos é mais comum na comunidade brasileira. Sejam pessoas solteiras ou casais, a maior parte dos brasileiros que trabalha no Japão, procura definir uma rotina de reserva de dinheiro, mas não deixa de desfrutar as boas coisas da vida. Eles escolhem investir uma parte do que ganham para comprar carros confortáveis, curtir programas com os amigos, viajar e frequentar Shopping Centers para acompanhar as novidades.

Cuidados com a família

Para outros brasileiros, a realização de objetivos não está ligada a nenhum bem de consumo e sua recompensa pelo trabalho visa a proporcionar conforto para a família, que muitas vezes ficou no Brasil. Para estas pessoas o resultado do esforço no trabalho está em oferecer um bom estudo aos filhos ou uma velhice tranquila para os pais.

Cada um faz sua escolha

Uma coisa é certa: com a pesada carga de trabalho que temos aqui, é mais do que merecido poder gastar o próprio dinheiro com o que realmente importa para cada um. estilo de vida no japao - carrosDevemos escolher quais são as nossas prioridades e como devemos viver nossa vida no Japão. É possível escolher ter uma boa reserva no banco, fazer viagens inesquecíveis, dirigir um carro de luxo, vestir roupa descoladas ou estampar a pele com uma tatuagem dos sonhos, o importante é fazer o esforço valer a pena. Quer saber mais sobre Como os brasileiros gastam seus salários no Japão? Clique aqui. Tem alguma dúvida ou quer contribuir com mais informações sobre Estilo de Vida no Japão? Deixe sua pergunta ou contribuição nos comentários: vamos adorar responder você!

 

 

 

error: Conteúdo Protegido. Agência Haru.
× Sou descendente e quero conversar com a Haru