Você planeja trabalhar no Japão e levar a esposa ou marido? Se você é descendente de japoneses, e vai tirar o visto para o Japão junto com seu cônjuge, você vai precisar apresentar mais do que sua Certidão de Casamento para comprovar o relacionamento.
Parece exagero, mas o Consulado ou Embaixada do Japão solicita a apresentação de “provas do relacionamento” junto com a Certidão de Casamento.
A lista abaixo mostra os melhores documentos para apresentar, porém caso exista outro documento que não consta nesta lista, mas comprova o tempo de relacionamento do casal, também poderá ser anexado ao processo.
- Certidão de Nascimento dos filhos do casal, se houver;
- Fotos do casal;
- Cartas trocadas entre o casal;
- Comprovante de residência em nome de ambos;
- Comprovante de envio de dinheiro entre o casal;
- Contratos de aluguel em nome do casal, se houver.
Certidão de Nascimentos dos filhos
A maior prova de relacionamento de um casal é a existência de filho(s). Caso os dois tenham pelo menos um filho – de seis meses ou mais -, mesmo que a data do casamento seja recente, não haverá problemas na obtenção do visto.
Fotos do casal
É muito importante montar um álbum de fotos do casal, este é um item muito valorizado pela Embaixada ou Consulado como prova do relacionamento.
Observe algumas dicas para acertar na escolha das fotos:
- Selecione e imprima cerca de dez a quinze fotos do casal;
- Monte um pequeno álbum colocando local/data (local, mês e ano) e identifique as pessoas das fotos;
- É importante que o álbum contenha fotos desde o início do relacionamento;
- Não deixe de adicionar fotos da cerimônia do casamento, se houver;
- Adicione fotos de vocês na companhia da família;
- Escolha fotos em ambientes diferentes como viagens e eventos.
Cartas trocadas entre o casal
Pode parecer fora de moda mas é preciso que sejam cartas de papel mesmo, não pode ser e-mail ou mensagem.
Comprovante de residência em nome de ambos
Para comprovar a convivência do casal, cada um deve apresentar comprovantes de residência em seu nome, que sejam do mesmo endereço. As melhores opções de comprovantes de residência são contas de luz, água, telefone, gás ou correspondência enviada por bancos ou cartões de crédito.
Contratos de aluguel em nome do casal
Quando o casal aluga um imóvel, geralmente o contrato é emitido em nome dos dois. Neste caso o documento será uma excelente prova do relacionamento. Lembre-se que o contrato deve ter as assinaturas reconhecidas em cartório.
Comprovante de remessa internacional de valores
Caso um dos dois já esteja no Japão e faça envio de remessas bancárias, independente de ser do Japão para o Brasil ou vice-versa, não deixe de anexar os comprovantes bancários das transações financeiras.
Prepare seus documentos com cuidado
É importante preparar os documentos com cuidado para evitar que o Consulado precise pedir novas comprovações e, com isso, acabe atrasando a liberação do Visto.
Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários. Saiba mais sobre quanto dinheiro levar para o Japão. Temos também um excelente Ebook que vai auxiliar nos preparativos dos últimos dias do Japão.
Bom dia é obrigatório cartas trocadas entre o casal mesmo estando juntos a 3 anos
Mesmo estando juntos há três anos será preciso o casamento formal. Se vocês vão se casar logo não faz muito sentido enviar cartas agora, mas seria bom se houvessem cartas mais antigas, do início do namoro para comprovar o tempo de relacionamento.
Bom dia ! estou pensando e ir ano que vem, gostaria de saber se e possível dar entrada no visto com menos de 1 ano de casados?
Fábio, uma maneira possível de conseguir o visto com menos de um ano de casado é o descendente vindo na frente e solicitando o certificado de elegibilidade chamando o cônjuge. De qualquer forma, este processo leva em torno de 7 meses pois precisa juntar 3 holerites e tem o prazo de análise dos documentos pela Imigração.
Oi sou sansei e meu marido brasileiro somos casados ja fazem mais de 10 anos sera que consigo ir com ele moro no Paraná
Olá Cristina. Vocês conseguem ir sim mas como moram no estado do PR precisarão que um parente solicite o certificado de elegibilidade para vocês. O certificado será necessário até se você quiser ir sozinha ao Japão.
Cristina, como são casados há 10 anos e seu esposo é japonês vocês podem sim virem. Como moram no Paraná precisarão do certificado de elegibilidade solicitado por algum parente que more no Japão.