Quando falamos sobre trabalho no Japão, especialmente para estrangeiros, logo surge na conversa o termo empreiteira. Entenda melhor o que significa este termo e atividade desempenhada nestas empresas.

Empreiteiras são empresas de Recursos Humanos, ou como costumamos dizer: RH. A atividade das empreiteiras é de atuar como intermediárias nas contratações entre os trabalhadores e as corporações ou indústrias.

Desta forma o trabalhador será funcionário da empreiteira, com quem firmará o contrato de trabalho, mas a atividade profissional será exercida dentro de outra empresa. Esta empresa, por sua vez, firmou um contrato com a empreiteira para fornecimento de  recursos humanos.

Empreiteiras-Corrente

 

Brasil X Japão

No Brasil as contratações por meio de empreiteiras são tão comuns como no Japão, o que muda é que o termo utilizado para esta relação de trabalho é terceirização. Na prática não há muita diferença, mas o termo empreiteira não é bem visto entre os trabalhadores no Brasil.

Por este motivo muitos brasileiros acabam estranhando o termo empreiteira quando procuram informações a respeito de trabalho no Japão. Mas não se impressione por causa do nome, a maioria das vagas de emprego para estrangeiros no Japão depende desta intermediação.

 

Serviços prestados pelas empreiteiras

As empreiteiras são responsáveis pela maioria das ofertas de vagas para estrangeiros, mas também atendem um grande número de japoneses. Em geral as empresas contam com uma base de funcionários próprios, contratados de forma direta, que são chamados de seishain e uma parte de funcionários terceirizados, entre eles japoneses e estrangeiros.

Empreiteiras-Treinamento

Há formas diferentes de trabalho das empreiteiras dentro das empresas. Algumas empresas terceirizam setores inteiros para as empreiteiras, neste caso até mesmo os líderes e responsáveis dos setores são funcionários da empreiteira e reportam a um funcionário da empresa sobre os resultados da produção.

Nestes casos a adaptação dos brasileiros ao trabalho tende a ser mais fácil pois os superiores hierárquicos também são brasileiros e não haverá necessidade de comunicação em idioma japonês.

Mas nem sempre é assim, em algumas fábricas a empreiteira faz somente a apresentação do funcionário, formaliza o contrato de trabalho e paga o salário e demais direitos. Por outro lado, toda a parte de treinamento, comunicação, ou mesmo pedido de folgas, é feita diretamente com a fábrica.

Em casos como este será necessário o conhecimento do idioma, pelo menos em nível básico, pois não haverá um funcionário da empreiteira presente no local de trabalho.

 

Diretamente do Brasil

Para os brasileiros que estão vindo do Brasil, principalmente aqueles que trilham este caminho pela primeira vez, o serviço prestado pela empreiteira é extremamente importante.

A empreiteira será responsável pela recepção dos recém-chegados no aeroporto, a condução de procedimentos burocráticos junto à prefeitura, bem como providências de moradia e necessidades básicas.

Empreiteiras-Recepcao

É essencial prestar auxílio aos funcionários no período de adaptação devido à dificuldade com o idioma japonês. Poucos brasileiros que acabam de chegar ao Japão tem conhecimento da língua e é essencial contar com o suporte da empresa contratante em casos de necessidades e imprevistos.

Devido às necessidades especiais dos recém-chegados, as empreiteiras no Japão que recebem funcionários diretamente do Brasil precisam apresentar uma estrutura apropriada e contar com funcionários capacitados.

É preciso também oferecer serviço de alojamento ou apartamentos que estejam prontos para morar, com itens essenciais como futons e alguns eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de lavar, até o trabalhador montar sua casa. A moradia deve ainda ser próxima ao local de trabalho, ou a empreiteira deverá providenciar opção de transporte para os funcionários.

A maior parte das empreiteiras não possuem esta estrutura, por isso contratam somente funcionários que já possuem moradia e meio de transporte próprios. Por isso é importante obter informação sobre os serviços que serão prestados pela empreiteira quando procurar uma vaga de emprego.

 

Bom para ambas as partes

O serviço prestado pelas empreiteiras no Japão tem grande importância para a comunidade de estrangeiros que vive e trabalha no país, mas como em qualquer relação de trabalho é preciso estar atento aos termos do contrato de trabalho.

Empreiteiras-Funcionario

No início da Era Decasségui houveram diversos casos de relações de trabalho abusivas e desrespeito às leis trabalhistas. Porém hoje a fiscalização feita pelo governo japonês é intensa e a legislação de trabalho recebeu ajustes fundamentais para os funcionários terceirizados.

De qualquer forma é dever de todos trabalhador observar atentamente o conteúdo de seu contrato de trabalho, bem como seus deveres e seus direitos. Qualquer dúvida deve ser esclarecidas e caso persista algum receio é possível consultar a legislação trabalhista ou consultar o Ministério do Trabalho.

Empreiteiras-Explicacao

error: Conteúdo Protegido. Agência Haru.
× Sou descendente e quero conversar com a Haru