Um dos grandes vilões do orçamento doméstico é a conta de celular no Japão.

A qualidade do serviço de telefonia móvel, no Japão, é muito alta, o que garante ao usuário uma alta velocidade de acesso de seu Smartphone. Os pacotes básicos costumam oferecer no mínimo 1 Gigabite, o que já traz alta qualidade e possibilidade de uso frequente do celular.

Para quem faz um uso mais intenso, e também para uso comercial, e tem necessidade de uma capacidade maior, as empresas oferecem pacotes de até 30 Gigabites.

Aparelhos de última geração

A facilidade para compra de aparelhos de luxo também é grande por aqui. A grande maioria dos brasileiros, no Japão, opta pelos prestigiados Iphones na hora de escolher um aparelho de celular. Muitos trocam de aparelho anualmente e fazem questão de manter sempre o último lançamento da Apple em mãos.

conta telefonica no japao iphone

Há também quem prefira os aparelhos da Sansung, geralmente devido à indiscutível qualidade de sua captação de imagens. Outros preferem diferentes marcas de smartphones como Sony ou Motorola, cada um com suas qualidades e características e também por oferecerem preços mais justos.

O acesso fácil aos aparelhos de luxo é facilitado pelas operadoras de celular. As empresas oferecem descontos no valor dos aparelhos, além da possibilidade de parcelamento em vinte e quatro meses na fatura.

Bom demais para ser verdade? Nem tanto! Em contrapartida, o cliente deve possuir um pacote de dados e assinar um contrato de fidelidade de dois anos. O pacote de dados sai na faixa de 6 ou 7 mil ienes, que somado ao valor do financiamento do aparelho, mais as despesas com ligações e impostos, fica na casa dos 10 mil ienes por mês, para uma pessoa.

Alívio no orçamento

O impacto do valor das contas de celular no orçamento doméstico não é um problema exclusivo da comunidade brasileira. Em 2015, uma análise feita pelo Ministério das Finanças do Japão, verificou que a popularização dos Smartphones e outros aparelhos com conexão à Internet, somada ao custo dos pacotes de dados, estavam deixando as contas pesadas para as famílias japonesas.

conta telefonica no japao moedas

Uma boa alternativa para o alto custo com Telefonia Móvel é o uso dos serviços das MVNO (Mobile Virtual Network Operator), ou seja, operadoras com rede virtual para celular. Estas operadoras usam as linhas das três grandes operadoras do país – Au, Docomo e Softbank – para oferecer serviços de telecomunicação. A boa notícia é que, embora o usuário nem sequer perceba a diferença, pois a qualidade de conecção e telefonia são as mesmas, a política de preços das MVNO é bem diferente e os preços podem fazer uma enorme diferença no orçamento.

Para informações mais completas sobre custo de vida no Japão você pode clicar aqui para ler nosso artigo sobre o assunto ou acessar nosso vídeo clicando aqui.

Opções disponíveis no mercado

As principais MVNO do Mercado hoje são Rakuten Mobile (Docomo), Yahoo! ou Y!Mobile (Softbank) e Aeon, mas há outras como DTI, b-mobile, U-Mobile, OCN, IIJ e outras. Para usar o serviço MVNO é preciso ter um Smartphone desbloqueado. Atualmente algumas empresas também oferecem venda de aparelhos com pagamento parcelado na fatura, mas não oferecem as marcas de luxo. As opções oferecidas, em geral, são de aparelhos mais acessíveis como Asus, Xiaomi, Sharp e Huawei.

O procedimento para habilitar uma nova linha de celular é bem simples. A inscrição é feita pelo site e o cartão SIM é enviado por correio. O pagamento é feito por meio de débito na fatura do Cartão de Crédito.

conta telefonica no japao pessoas

Empresas como a Rakuten Mobile, Aeon Mobile e Y! já contam também com lojas de atendimento presencial nas cidades maiores, normalmente localizadas em Shopping Centers ou Estações de Trem.

As vantagens são significativas pois, além do valor da fatura ser muito mais baixo, não haverá multa caso você decida mudar de operadora e não há necessidade de ficar longas horas nas lojas para atendimento presencial, já que o atendimento pode ser via Web. Porém a desvantagem é não haver opção de financiar aparelhos das marcas preferidas mundialmente como Apple, Sansung ou Sony.

Qual é a diferença na prática?

Para mostrar o real impacto da mudança nos valores de uma operadora tradicional para uma MVNO vamos mostrar faturas reais de ANTES e DEPOIS. Trata-se da fatura de uma família de três pessoas (casal e uma filha adolescente). Os serviços oferecidos, bem como a capacidade do pacote de dados, são similares. A primeira fatura é de uma operadora Tradicional e a segunda é a fatura após a migração para uma MVNO.

conta telefonica japao antes

Conta telefônica de 3 pessoas mais Internet

conta telefonica linha principal nova

Linha Principal – Pacote de internet compartilhado 10 Gb

conta telefonica

Linha 2 – Plano de internet de 3Gb

conta telefonica

Linha 3 – Plano de Internet 3 Gb

conta telefonica

Plano de Internet com fibra ótica com velocidade de 1 Gb

Restando alguma dúvida entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-los. Leia também sobre “As 7 maiores dificuldades de morar no Japão” clicando aqui.

error: Conteúdo Protegido. Agência Haru.
× Sou descendente e quero conversar com a Haru