O valor do salário no Japão atrai muitos brasileiros para o outro lado do mundo.

Viver com bons salários em uma sociedade voltada para o consumo pode ser uma tentação mas também uma satisfação.

consumo dos brasileirosUma grande diferença percebida no cotidiano das famílias brasileiras que vivem no Japão é o aumento no poder de consumo devido ao valor do salário no Japão.

Existem dois motivos principais que são responsáveis por esta mudança. O primeiro é o aumento da renda familiar em relação à realidade no Brasil, que permite o acesso a produtos que antes estavam fora do alcance da família.

Dependendo da atividade que exercia no Brasil o trabalhador pode ter um salário no Japão com valor cinco ou seis vezes maior que o valor recebido no Brasil, e muitas vezes até mais.

O outro motivo para o aumento do poder de compra é a maior oferta de bens de consumo, uma vez que no Japão há muitos itens que não são facilmente encontrados no Brasil.

Crescimento econômico do Japão – Sociedade de consumo

O Japão experimentou um grande crescimento econômico após a Segunda Guerra, chegando ao ápice na década de 1980. Esta prosperidade trouxe um grande aumento no valor do salário no Japão, o que consolidou no país uma sociedade de consumo.

Produtos japoneses x produtos chineses

Com isso a oferta de produtos, de todos os segmentos, tornou-se abundante no país. As empresas bombardeiam os consumidores com anúncios de todo o gênero. Os japoneses consomem com facilidade e são exigentes, não se importam em pagar mais por produtos de boa qualidade.

consumo dos brasileiros - 100 yenO Japão tem tradição na fabricação de produtos de tecnologia e automóveis, mas o consume não se restringe a estas áreas. Também há um comércio forte de cosméticos, artigos esportivos, decoração, vestuário e acessórios.

Outro grande incentivo ao consumo no país é o acesso fácil aos produtos chineses. Enquanto os produtos fabricados no Japão costumam oferecer alta qualidade mas também alto custo, a China oferece uma infindável gama de bens de baixíssimo custo e que, devido ao comércio eletrônico e proximidade geográfica, se tornam muito acessíveis para quem mora no Japão.

Consumidores brasileiros no Japão

Os brasileiros que vivem no Japão tem suas próprias preferências na hora de comprar, mas em geral o que mais procuram são veículos, eletrônicos, vestuário e cosméticos. A presença de marcas internacionalmente conhecidas desperta os desejos de quem vive por aqui e nunca teve acesso a produtos como estes no Brasil.

consumo dos brasileiros - outletQuando o assunto é smartphones ou tablets, a marca campeã de vendas é, sem dúvida a Apple, mas também há os fãs da Sansung e Sony. Há ainda muita procura por videogames, laptops, computadores de mesa, televisores e eletrodomésticos.

Partindo para a moda, as preferências se dividem pois há muitos estilos, mas temos destaque para vestuário das famosas Forever 21, H&M, Zara, Calvin Klein e Gap. No vestuário esportivo e tênis, as marcas preferidas são as consagradas Nike e Adidas.

consumo dos brasileiros - macPara falar de maquiagem, a queridinha das brasileiras parece ser a Mac, mesmo não oferecendo bons preços aqui no Japão, e também Láncome e Maybelline. As bolsas que estão cotadas são as Michel Kors, Channel e Coach.

Melhor uso dos salários no Japão

A mudança brusca no poder de compra encanta muitos brasileiros e, muitas vezes, leva a excessos. Quando há um desejo de consumo é bom procurar não se deixar levar somente pelo impulso e refletir antes da decisão de fechar a compra.

O valor do salário no Japão é alto, mas para usufruir melhor do dinheiro recebido aqui é importante ter em mente qual é o seu objetivo de vida enquanto está por aqui e seguir suas metas.

Leia mais sobre estilo de vida dos brasileiros no Japão clicando aqui.

Em breve publicaremos um post com contra-cheques reais para você saber detalhadamente qual o valor do salário no Japão e os descontos mensais. Não perca.

error: Conteúdo Protegido. Agência Haru.
× Sou descendente e quero conversar com a Haru