O Certificado de Elegibilidade é um documento oficial, emitido pelo Departamento de Imigração das províncias do Japão, que tem a função de atestar que a atividade que o estrangeiro pretende exercer no Japão está de acordo com a Lei de Imigração vigente no país.
Quem pode solicitar?
A maneira mais fácil de tirar o Certificado de Elegibilidade é por meio de um parente que resida no Japão. Neste caso o próprio parente poderá ser apresentado como garantidor do requerente. Dependendo da quantidade de pessoas que queiram vir do Brasil e da situação do parente, será necessário ter mais de um garantidor para compor a renda necessária.
Outro caso muito comum é o casal que oficializou o casamento há pouco tempo. Neste caso o descendente vem na frente e solicita o Certificado de Elegibilidade para o cônjuge, não necessitando esperar um ano de casado no Brasil.
No Japão, para ser considerado parente do requerente, a pessoa deve ser:
- Cônjuge;
- Parentes consanguíneos até o sexto grau ou;
- Parentes por afinidade até o terceiro grau. Parentes por afinidade são parentes do cônjuge.
Onde solicitar?
O Certificado é solicitado no Japão, em um dos Escritórios da Imigração.

Imigração de Nagoya/Aichi-ken
Quando a solicitação for feita por um parente que resida no Japão, este deverá se informar sobre qual é o Escritório da Imigração que atende a província onde ele mora, pois cada escritório tem sua jurisdição.
Quanto tempo demora?
O prazo estimado de recebimento do Certificado de Elegibilidade é de 60 a 90 dias após a solicitação no Órgão de Imigração do Japão.
Após a emissão, o documento deverá ser enviado ao Brasil para ser apresentado ao Consulado ou Embaixada, juntamente com os demais documentos para a solicitação do Visto. Por isso o tempo de envio também deve ser considerado.
Quanto custa?
Não há cobrança pela emissão do Certificado de Elegibilidade. Haverá somente pequenas despesas com os documentos que devem ser apresentados e custos de deslocamento do solicitante até o local do Escritório de Imigração.
Nos casos em que for necessário contratar um despachante, haverá o pagamento pelo serviço do profissional. Uma empresa que trabalha exclusivamente com estes trâmites e recomendamos é a SOS Brasil, você pode contacta-los através do whatsapp clicando aqui.
O Certificado de Elegibilidade é obrigatório para solicitar o Visto?
O Consulado Geral do Japão em São Paulo dispensa a apresentação do Certificado de Elegibilidade para a obtenção do visto.
Porém cada Consulado ou Embaixada tem sua jurisdição e atende determinados estados.
Somente moradores dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Triângulo Mineiro poderão realizar o procedimento no Consulado de São Paulo, os demais terão que procurar o Consulado ou Embaixada que atende sua região específica e haverá a exigência do Certificado de Elegibilidade.
Por quanto tempo vale o Certificado de Elegibilidade?
Após a emissão do Certificado, o requerente tem o prazo máximo de 90 (noventa) dias para entrar no Japão. Portanto, se o Certificado foi solicitado para emissão do visto, tem que ser enviado rapidamente para o Brasil a fim de solicitar o visto, uma vez que a validade do Certificado de Elegibilidade SOBREPÕE ao período de entrada com o visto.
Documentos necessários
Para a solicitação do Certificado, serão exigidos os seguintes documentos:
FORMULÁRIOS
- Formulário para requerimento do Certificado (Zairyu Shikaku Nintei Shomeisho – obtido na Imigração)
- Justificativa para entrada no País (feito na Imigração pelo parente).
DOCUMENTOS DO FIADOR:
- Carta de Garantia (Mimoto Hoshosho – obtido na Imigração);
- Cópia do Zairyu Card (Cartão de Permanência)
- Atestado de residência (Juminhyo) ou atestado de registro de estrangeiro (Gaikokujin Torokuzumi Shomeisho) com validade de 3 meses ;
- Comprovante de Trabalho – emitido pela Empreiteira ou Fábrica (Zaishoku Shomeisho);
- Certidão de quitação do Imposto de Renda (Gensen Tyoshuhyo);
- Comprovante de quitação do Imposto Municipal (Nozei Shomeisho);
- Atestado de salário emitido pela Prefeitura (Shotoku Hazei Shomeisho);
- Cópia dos três últimos holerites (Kyuuyomeisaisho);
- Cópia da Certidão de Nascimento com tradução em japonês;
- Cópia da Certidão de Casamento, com tradução em japonês, para pessoas casadas;
DOCUMENTOS DO REQUERENTE
- Cópia autenticada da Certidão de Nascimento com tradução em japonês;
- Cópia autenticada do Passaporte (pág. 2, 3 e páginas com vistos anteriores, se houver);
- Duas fotos 3x4cm recentes sem data;
- Comprovante de residência do Brasil, cópia autenticada;
- Negativa de antecedentes criminais na Polícia Civil e na Polícia Federal com tradução simples;
- Provas de relacionamento como fotos de namoro e casamento (se o casamento é recente mandar também uma declaração de tempo de relacionamento e como se conheceram);
- Contrato de Trabalho (Koyonaitesho);
- Documentos que comprovem descendência – CONFORME TABELA ABAIXO:
Nissei |
|
Cônjuge de Nissei |
|
Sansei |
|
Cônjuge de Sansei |
|
Yonsei |
|
Boa noite me chamo Daniela Nakamura moro em Minas Gerais, porém não faz parte do triângulo mineiro.gostaria muito juntamente com meu esposo(brasileiro) e meu filho de 3 anos trabalhar no Japão.vocês agenciam pessoas que são de Minas tambem?
Boa noite Daniela, tudo bem? Fazemos este trabalho sim. Vou entrar em contato com você. Obrigado.
Boa noite Wallace Nagashima, tem wattsapp?
Tenho sim Cláudio. O número é +81 80 8690-7636.
Bom dia, meu nome e Paula sou yonsei e gostaria de ir morar no Japão e trabalhar lá com o meu marido que e brasileiro. Quais são as exigências?
Paula, boa tarde. Infelizmente pela lei do yonsei não é possível levar o cônjuge. Você conhece a lei? Acesse em https://agenciaharu.com.br/visto-para-yonsei/ Obrigado.
Gostaria de receber mais informações sobre a elegibilidade e o agenciamento de vcs. Pois sou sansei e quero ir trabalhar no Japão com meu marido.
Kaori, boa tarde. Entrarei em contato no privado. Obrigado.
Boa tarde! Houve alguma mudança quanto a parentes por afinidade de 3 grau? Eu sou nissei e tenho uma prima que aceitou ser fiadora, a princípio não preciso de elegibilidade, mas tentei solicitar a minha elegibilidade para solicitar a da minha esposa. Mas a despachante em Nagoya disse que a minha prima não pode ser a fiadora de minha esposa por ela não ser minha parente de primeiro grau…. Por favor se puder ver se existe esta lei, se se tem outra forma dela ir junto. Agradeço a atenção e aguardo resposta. Muito obrigado!
Getúlio, realmente para ser fiadora da sua esposa teria que ser primo de primeiro grau ou você. Qual cidade você mora?
Olá sou Marcelo ,sou sansey , minha irmã que mora no Japão , deu entrada na minha elegibilidade dia 28/01/19 já faz 3 mês ,então pode demorar mais ? Se fosse para negar a elegibilidade demoraria ?
Marcelo, sabe me informar em qual província ela deu entrada? Em Aichi está atrasando bastante. Normalmente, antes deles negarem, eles solicitam outros documentos. Três meses está meio que na média ainda.
Olá sou sansei casada a 6 meses mas já vamos fazer 5 anos juntos e temos um filho de 3 anos! Gostaria de saber se mesmo assim preciso mandar fotos que comprove relacionamento e casamento e mais a carta (declaração) de como nos conhecemos ? Para tirar a elegibilidade….
Olá Juliana. Precisa sim, quanto mais provas vocês tiverem, mais fácil fica a análise da Imigração.
Olá me chamo Amanda, gostaria de tirar uma dúvida, o prazo para a entrega da elegibilidade ainda é 90 dias , entrei em contato com uma despachante e ela me informou de 4 a 5 meses 😐😐😐😐
Amanda, tudo bem? Vai depender muito em qual escritório da imigração seu parente deu entrada. O de Nagoya (Aichi) costuma levar mais tempo, em torno de 4 meses mesmo. Shizuoka também é mais demorado. Isto devido a alta concentração da população brasileira nestas províncias. Nas demais províncias leva em torno de 90 dias mesmo.
Qualquer dúvida pode entrar em contato através do nosso whatsapp +81 80 8690 7636.
Olá me chamo marcelo , sou sansey ,cheguei ao Japão em 05/09/19 , e gostaria de saber quanto tempo está demorando para sair a elegibilidade na imigração de Nagoya ? Pois dei entrada na elegibilidade da minha esposa e filho em 20 de janeiro , saberia me dizer mais ou menos até que mês é provável sair a elegibilidade?
Marcelo, em média 90 dias é o tempo de espera.
Wallace Nagashima, tudo bem? Então, foi dado entrada em Nagoya (Aichi), então provavelmente vai levar em torno de uns 4 meses, foi dado entrada em fevereiro.
Agradeço por me responder.
Ola!!!
Gostaria de saber mas detalhes.Meu marido sansei esta no Japão, e casamos a pouco tempo, E já estamos juntando os documentos,para eu pode ir pra junto dele.Pode nos ajudar.
Silvia, irei entrar em contato contigo. Conte com a Agência Haru.
Boa tarde , Wallace meu marido está ai no japão e vai dar entrada na minha egibilidade e da minha filha por Hamamatsu , quanto tempo normalmete para sair.
Desde de já agradeço!!!
Alessandra, boa tarde. Na região de Shizuoka está levando em média 2 a 3 meses, mas vai depender muito se o processo está bem montado, consistente, sem dúvidas para análise.
Assim , estou montando aqui no Brasil todos documentos certinhos , mesmo com 19 anos de casados estou enviando fotos… Muito obrigada Wallece !!!
Isso aí, boa sorte.
Boa noite gostaria de saber como faço pra retirar meu certificado de elegilibilidade pois nao tenha mais familia que rwside la , meu visto venceu quero voltar com minha família e
Shirley, bom dia. Infelizmente é necessário ter um parente aqui para solicitar a vinda.
Wallece desculpe – me queria te perguntar também qual a possibilidade de ser negado a Egibilidade e quais os motivos possíveis , sei que eles não fala né o motivo .
Desde já agradeço sua atençaõ!!!
Alessandra, como você disse, motivos não faltam. O que eles vão verificar é a consistência dos documentos apresentados e se o fiador tem condição financeira para garantir o parente.
A consistência é se os documentos provam o parentesco, se ela trabalha e apresentou os documentos para comprovar este serviço, se a situação fiscal dela perante o governo está regularizado, etc.
Para analisar a condição financeira eles levam em conta se o fiador tem mais dependentes no Japão ou Brasil e qual o salário anual dela.
Muito obrigada , Wallece pela sua atencão !!!
Boa tarde Wallace meu marido é sansei e tem um tio que mora no japão a muitos anos tem ate casa propria esta bem estabilizado la eu e meu marido estamos juntos a 13 anos namoramos 5 anos dps nos casamos e tive uma filha de 7 anos hj so que vai fazer 1 ano tivemos que nos separar no papel por motivo de renda para aquisicao de uma casa so que nesse meio tempo de separacao eu tive um filho que hj tem 1 ano na verdade nunca nos separamos de corpo para da entrada na elegiblidade pode da entrada com a certidao de casamento recente de 1 mes?
Lorena, tudo bem? Não entendi direito sua pergunta. Vocês estão legalmente separados? Neste meio tempo tiveram um filho?
Boa tarde, E possível tirar uma segunda via da exigibilidade sem passar por todo o processo de de reunir documentos e da entrada, já que esse processo já foi feito para tirar a primeira via? tiver problemas para dá entrada no visto e acabou que a exibilidade venceu.
Hélio, infelizmente não. Ele só vale por três meses mesmo. Terá que solicitar outro certificado.
Boa noite. Gostaria de saber se após a emissão do certificado, após dar entrada no visto em Curitiba, demora muito para o visto ser liberado
Após a emissão do Certificado de Elegibilidade a pessoa tem 90 dias corridos para entrar no Japão. Por isso é importante o parente enviar o documento o mais rapidamente possível ao interessado.
O visto costuma levar em torno de 7 dias, quando apresentada a elegibilidade. É bem mais ágil.
Lembrando, o que vale como data limite para entrar no Japão é o Certificado de Elegibilidade!
Boa noite gostaria de saber se tem como o certificado de elegibilidade não sai?
Dayane, tudo bem? Tem sim, por vários motivos:
– o parente não ter renda compatível;
– o parente não estar com os impostos em dia;
– não ter todos os pré-requisitos;
– não apresentar os documentos corretamente;
– problemas criminais;
– dentre outros.
Demorar mais do que o prazo previsto é normal, assim como eles solicitarem mais documentos ao longo do processo.
Boa noite! Quanto tempo meu parente precisa estar no Japão para conseguir tirar a certidão de elegibilidade? O tio do meu esposo morou 20 anos lá, voltou para o Brasil, ficou 2 anos e agora faz 2 meses que está no Japão novamente.
Obrigado pela pergunta Michele. Ele vai precisar apresentar três holerites completos (do mês inteiro trabalhado), por este motivo precisa trabalhar ao menos 4 meses. Ele terá que estar com a situação fiscal em dia também.
bom dia.
sou Sansei. gostaria de saber se os que comprovam a descendência dos pais e dos avós podem ser cópias autenticadas ou precisam ser a segunda via original???
eu estou indo sozinho, sou casado, no meu caso seria certidão de nascimento ou de casamento??
Bom dia Wagner. Pode ser cópia autenticada sim, sem problema.
Olá, sou sansei e tenho um primo de 3 grau no japão, disseram que ele não poderia ser meu garantidor, teria alguma outra forma de conseguir o certificado de elegibilidade?
Alberto, bom dia. Ele pode ser seu garantidor, não poderá ser garantidor de sua esposa e filhos, caso possua.
Boa tarde, minha esposa é sansei e moramos em Santa Catarina, queremos ir ao Japão no segundo semestre de 2020, pois minha esposa quer terminar a faculdade antes de irmos, gostaria de saber se podemos dar entrada na elegibilidade em Dezembro desse ano, levando em conta o tempo do certificado sair e os 3 meses para sairmos do Brasil, conseguiriamos sair somente no segundo semestre? Poderia me passar um contato via whatsapp para mais informações caso minha pergunta tenha ficado confusa?
Guilherme, bom dia. É um prazo um pouco perigoso pois depois que sair a Elegibilidade tem somente 3 meses para estar no Japão. Pode ser que dê certo mas as vezes pode ficar muito apertado. Se fosse vocês solicitaria por volta de março pois caso saia em junho/julho vocês tem tempo hábil suficiente.
Olá, bom dia
Me chamo Ápio e não sou descendente, mas quando fui ao Japão foi emitido um certificado para mim, pois sou monge e fiquei em um mosteiro. Estou indo novamente ano que vem e gostaria de saber se devo seguir o mesmo processo do ano que fui, em 2014
Grato
Ápio
Exato Ápio, segue o mesmo processo de obtenção do visto.
Boa noite. Sou sansei e minha irmã quer vir trabalhar também. Ela é casada mas vira soZinha. Eu sou casada e tenho quatro filhos. Meu marido e nissei. Para tirar o documento de helegibilidade seria melhor eu ou meu marido dar entrada.
Sinara, pelo visto sua irmã não mora em SP, MT ou MS, certo? Neste caso, como vocês tem vários dependentes, o ideal são os dois solicitarem a Elegibilidade. Caso os filhos estejam registrados como dependentes somente do esposo, você pode solicitar para sua irmã. O que importa é a renda ser compatível com a família e o parente.
Boa noite meu nome é Tatiana Ogata tudo bem?
Eu moro aqui no Japão há 1 ano e estou querendo trazer meu filho de 18 anos que não é descendente, ou seja não é filho do meu esposo, gostaria de saber se há alguma forma de tentar trazer ele
Tatiana, nestes casos mais complexos sugiro você procurar a SOS Brasil, de Gunma, eles tem vasta experiência nestes tipos de processo.
A certidao de antecedentes criminais esta saindo agora só com assinatura digital é valido?
Sim Liliane. Eles irão conferir eletronicamente a veracidade.
Ola! Meu Nome é Wender Matsumoto, sou Sansei, Conheci muito pouco sobre meu pai (Descendente), minha familia nao conta muito sobre porem gostaria muito de ir para o japao trabalhar, agendei com a NIPPON TOUR pra mim ir porem ela me pede o Atestado, só que nao tem como eu provar que sou descendente (além do Certidão de nascimento), devo fazer algum outro tipo de processo ou nao?
OBS: tenho 1 irmao meu no japao tenho contato com ele e tudo
Wender, que legal conhecer seu pai, não importando o momento da sua vida. Parabéns.
Bom, é necessário uma série de documentos, principalmente se não morar nos estados de SP, MT, MS e triângulo mineiro. O koseki poderá ser fornecido pelo seu irmão (assim como a elegibilidade, caso necessário). Além disso você precisará dos seus documentos pessoais (nascimento, rg, passaporte, antecedentes e foto), os documentos dos seus pais (nascimento, rg e casamento) e dos avós (caso o koseki esteja atualizado, bastará ele mesmo). Tem vários detalhes que precisarão de uma análise (datas de registros, localidades, etc) pois o consulado tenta ver se não existe alguma fraude no processo. Caso necessário eles pedem mais comprovações.
Caso não tenha o koseki, precisará solicitar no consulado o Honsekishi, que é um documento que constará o kanji e a cidade de nascimento dos seus avós descendentes. Para solicitar o honsekishi precisa da sua identidade, certidão de nascimento sua e de seu pai.
Espero ter respondido sua pergunta.
Um abraço.
Wallace, sou sansei, morei no japão entre 2006 e 2009.
Atualmente sou casado e minha esposa não é descendente.
temos 1 filho de 1 ano e 8 meses juntos e minha esposa tem uma filha de 10 anos de outro casamento.
estamos planejando irmos trabalhar no japão.
Qual o procedimento?
Guilherme, se você não mora nos estados de SP, MT, MS ou triângulo mineiro, você precisará que um parente solicite o certificado de elegibilidade para você e sua família. Como são 4 pessoas, precisará de no mínimo 2 fiadores no Japão.
O passo seguinte é encontrar uma empreiteira que contrate você de acordo com a situação que me passou (esposa e filhos). Ela irá fornecer os documentos para a obtenção do visto de trabalho e dará continuidade no visto.